LinuxTVWiki:Sandbox

From LinuxTVWiki
Revision as of 04:29, 6 December 2009 by Eduvirgens (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

CAPTURADORES USB VC-211A E TERRATEC CINERGY 200

Este texto foi escrito originalmente em português e traduzido pelo Google Tradutor para o Inglês. Os capturadores USB modelo VC-211A, cujo as marcas podem ser Actionmaster, LinXcel ou Digitus, foram acrescentados como card=74 no Cardlist do driver v4l2, a partir do dia 26 de novembro de 2009, pelo desenvolvedor Mauro Chehab . Estes dispositivos são reconhecidos erroneamente pelo comando "lsusb" como:

Bus 001 Device 002: ID eb1a:2800 eMPIA Technology, Inc. Terratec Cinergy 200

Mas na verdade são mais simples Além de não processador de áudio são desprovidos de sintonizador e EEPROM. E por não terem EEPROM, o driver v4l2 necessita da edição de um arquivo de *.conf para reconhecê-lo e configurá-lo corretamente como CARD=74 (VC-211A - Actionmaster, LinXcel ou Digitus). Isto pode ser feito no console da forma abaixo:

  1. sudo gedit /etc/modprobe.d/captura.conf

Neste arquivo deve-se editar a seguinte linha:

options em28xx card=6 core_debug=1

Obviamente, até que esta última alteração do v4l2 seja integrada ao kernel das diversas distribuições Linux, o usuário que possuir um dispositivo VC-211A, deverá baixar a árvore e compilar o driver conforme orienta o link How_to_Obtain,_Build_and_Install_V4L-DVB_Device_Drivers.

Anteriormente, a resolução de 720x480 exigida pelo v4l2 0.1.2, não era compatível com os capturadores VC-211A e outros mais antigos, que só trabalham com 640x480. Este erro gerava uma perda de dados fazendo com que a imagem capturada não ultrapasse o máximo de 360x240. Todo este problema foi corrigido pelo mestre Mauro Chehab, o qual é digno do respeito e da gratidão de toda comunidade Linux e principalmente dos amantes da captura de vídeo.

Aproveitamos o ensejo para prestar nossos agradecimentos a todos aqueles que tem trabalhado direta ou indiretamente no desenvovimento do projeto Video4linux.

Por Raimundo Eduvirgens